terça-feira, 17 de julho de 2012

HSBC pôs e colocou em risco sistema financeiro dos EUA, acusa Senado

HSBC pôs em risco sistema financeiro dos EUA, acusa Senado


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O banco britânico HSBC, um dos maiores da Europa, colocou em risco o sistema financeiro dos EUA, ao relaxar seus controles e ficar vulnerável a operações para lavagem de dinheiro relativas ao tráfico de drogas e terrorismo.
As acusações fazem parte de um relatório do Senado americano divulgado nesta terça-feira.
"Na era do terrorismo internacional, da violência vinculada às drogas em nossas ruas e nossas fronteiras, do crime organizado, deter esse fluxo de dinheiro que apoia esses horrores é uma prioridade para segurança nacional", escreveu no comunicado o senador democrata Carl Levin, que presidiu o comitê de investigação.
Em nota oficial, o banco pediu "desculpas" e reconheceu seus "erros", comprometendo-se a "corrigir o que não funciona".
David Bagley, justamente o executivo responsável pelo controle das operações financeiras, já acenou com sua saída da chefia do setor de "compliance" do banco (relativo aos procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro).
O relatório do comitê de investigação do Senado apontou "graves omissões do sistema antilavagem de dinheiro do HSBC (a filial americana), também acusando a matriz de não vigiar de forma eficaz as operações mais suspeitas.
Os congressistas afirmam que o banco ficou vulnerável a possíveis operações de lavagem de dinheiro para cartéis da droga. Somente a filial mexicana fez transferências de US$ 7 bilhões para o HSBC entre 2007 e 2008.
O HSBC também manteve relações financeiras com estabelecimentos bancários suspeitos de vínculos com supostas organizações terroristas. O relatório de 330 páginas aponta como exemplo o banco saudita Al Rajhi Bank.
"Vamos apresentar nossas desculpas, reconhecer nossos erros, responder por nossos atos e comprometer-nos a corrigir o que não funciona", disse a diretoria do HSBC, em nota distribuída ontem à noite.
O documento do Senado não poupa os reguladores, que supostamente sabiam das irregularidades e falharam em tomar providências.
Os executivos do banco também ignoraram os alertas de funcionários, de modo que os problemas de controle persistiram por cerca de oito anos, acrescentam os responsáveis pelo relatório.
O HSBC possui 470 agências nos EUA e presta serviços a outros 1.200 bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário